Baropodometria Computadorizada
Teste da pisada

O diagnóstico correto da pisada e da postura durante a marcha (caminhada) ou corrida é muito importante para a orientar o uso correto de calçados a confecção de palmilhas específicas. Esta adaptação correta de calçados e palmilhas pode previnir lesões em atletas de todos os níveis e faz parte do tratamento conservador de diversas patologias: fascite plantar, neuroma de morton, metatarsalgia, calosidades, instabilidade crônica tornozelo (entorse de repetição) entre outras.
O QUE É?
INDICAÇÕES
A baropodometria computadorizada é um exame médico que avalia as pressões plantares (pressão sob a planta do pé) e a postura do paciente durante a marcha (caminhada).
• Diagnosticar o tipo de pisada de forma ESTÁTICA e DINÂMICA, direcionando a confecção de uma palmilha postural sob medida.
• Auxiliar na prescrição correta de exercícios corretivos e preventivos para atletas de todos os níveis.
• Identificar o calçado correto para o seu tipo de pisada.
• Calosidades: Determinar as áreas de maior pressão e correlacionar com possíveis calosidades plantares.
• Dor plantar: Avaliar metatarsalgias (dor na porção plantar e frontal do pé), neuroma de morton, joanete e fascite plantar.
• Áreas de risco (Diabetes): Ótimo exame para mapear as áreas de maior pressão na planta do pé, prevenindo lesões pela perda da sensibilidade, que coloca em risco o aparecimento de úlceras de pressão e feridas em pacientes diabéticos.
• Avaliar Tratamentos: Permite comparar o processo evolutivo de um tratamento ortopédico, cirúrgico ou conservador, confrontando o estado inicial (primeiro exame) com um estado atual (último exame).
Para agendar o seu exame ou ser avaliado pela nossa equipe entre em contato conosco!
COMO FUNCIONA?
O aparelho funciona através de uma plataforma que possui milhares de micro sensores de pressão e avalia a distribuição do peso do seu corpo em cada pé analisando quais são os pontos de maior sobrecarga nas plantas dos pés.
Estes dados são enviados para o computador que gera uma imagem da sua pisada com os centros de pressão.
Uma grande vantagem é que o exame pode ser feito de maneira estática (paciente parado em cima do aparelho) e de maneira dinâmica com o paciente em movimento (correndo, andando ou simulando um gesto esportivo).
Isso permite uma avaliação funcional legítima simulando os movimentos do dia a dia ou da atividade esportiva.