Baropodometria Computadorizada

Teste da pisada

whatsapp-logo-1_edited.png
WhatsApp Image 2021-01-26 at 09.54.21-2.

O diagnóstico correto da pisada e da postura durante a marcha (caminhada) ou corrida é muito importante  para a orientar o uso correto de calçados  a confecção de palmilhas específicas. Esta adaptação correta de calçados e palmilhas pode previnir lesões em atletas de todos os níveis e faz parte do tratamento conservador de diversas patologias: fascite plantar, neuroma de morton, metatarsalgia, calosidades, instabilidade crônica tornozelo (entorse de repetição) entre outras.

O QUE É?
INDICAÇÕES

A baropodometria computadorizada é um exame médico que avalia as pressões plantares (pressão sob a planta do pé) e a postura do paciente durante a marcha (caminhada). 

• Diagnosticar o tipo de pisada de forma ESTÁTICA e DINÂMICA, direcionando a confecção de uma palmilha postural sob medida.

•  Auxiliar na  prescrição  correta de exercícios corretivos e preventivos para atletas de todos os níveis.

• Identificar o calçado correto para o seu tipo de pisada.

• Calosidades:  Determinar as áreas de maior pressão e correlacionar com possíveis calosidades plantares.

• Dor plantar:  Avaliar metatarsalgias (dor na porção plantar e frontal do pé), neuroma de morton, joanete e fascite plantar.

• Áreas de risco (Diabetes): Ótimo exame para mapear as áreas de maior pressão na planta do pé, prevenindo lesões pela perda da sensibilidade, que coloca em risco o aparecimento de úlceras de pressão e feridas em pacientes diabéticos.

• Avaliar Tratamentos:  Permite comparar o processo evolutivo de um tratamento ortopédico, cirúrgico ou conservador, confrontando o estado inicial (primeiro exame) com um estado atual (último exame).

 

Para agendar o seu exame ou ser avaliado pela nossa equipe  entre em contato conosco!

COMO FUNCIONA?

O aparelho funciona através de uma plataforma que possui  milhares de micro sensores de pressão e avalia a distribuição do peso do seu corpo em cada pé analisando quais são os pontos de maior sobrecarga nas plantas dos pés.

 

Estes dados são enviados para o computador que gera uma imagem da sua pisada com os centros de pressão. 

Uma grande vantagem é que o exame  pode ser  feito de maneira estática (paciente parado em cima do aparelho) e de maneira dinâmica com o paciente em movimento (correndo, andando ou simulando um gesto esportivo).

 

Isso permite uma avaliação funcional legítima simulando os movimentos do dia a dia ou da atividade esportiva.

whatsapp-logo-1_edited.png
whatsapp-logo-1_edited.png