Eventos/Notícias

EVENTOS E NOTÍCIAS

whatsapp-logo-1_edited.png

Curso de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé 

Curso de Prótese de Tornozelo  

​ITC-BH

Realizei junto aos colegas Dr. Daniel Baumfeld e Dr. Roberto Zambelli o primeiro curso de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e de Artroplastia do Tornozelo ( Prótese de  Tornozelo) com treinamento em cadáver no Instituto de Treinamento em Cadáveres ITC-BH.  Foi um evento inédito no qual proporcionamos um  treinamento em cadáver de diversas técnicas cirúrgicas para colegas especialistas de todo o Brasil. Também contamos com a supervisão científica dos colegas Tiago Baumfeld, Tiago Alexandre, Joao Murilo e Bruno Maciel.  No Brasil, por muito tempo, o acesso a esse tipo de curso de formação estava restrito a poucos centros em São Paulo, mas mesmo assim com uma frequência aquém do necessário e desejado para uma boa formação cirúrgica. Muito recentemente, tivemos uma excelente mudança nesse cenário de ensino com a inauguração do ITC-BH o Instituto de Treinamento em Cadáveres em Belo Horizonte.  A perspectiva futura é de tornar estes cursos como uma referência nacional, de modo a fortalecer cada vez mais a qualidade da formação do cirurgião de pé e tornozelo do Brasil.

WhatsApp Image 2021-05-30 at 18.15.22.jpeg
WhatsApp Image 2021-05-30 at 18.15.22-2.jpeg
WhatsApp Image 2021-05-30 at 18.15.20.jpeg
WhatsApp Image 2021-05-30 at 18.15.23-2.jpeg
WhatsApp Image 2021-05-30 at 18.15.23.jpeg

Retrospectiva Científica 2020 

Apesar de um 2020 muito difícil com a pandemia e o COVID o ano foi muito produtivo cientificamente com 09 artigos científicos publicados, 02 premiações conquistadas e a 01ª etapa do Doutorado concluída! 


    - 09 artigos científicos publicados

     - 02 trabalhos premiados
    - 01ª etapa do Doutorado concluída

1.png

Foto: Artigos publicados em 2020

2.png

PREMIAÇÃO

Trabalho premiado  no Congresso Brasileiro de Ortopedia - SBOT 2020

O Dr Gustavo Nunes foi premiado  com o melhor tema livre do Congresso Brasileiro de Ortopedia (Categoria Estudo Anatômico).
Este trabalho  faz parte da sua tese de Doutorado que está sendo realizada na Universidade de Medicina de Barcelona, no qual está sendo avaliado  de forma dinâmica as conexões entre os ligamentos laterais do tornozelo. Os resultados desta pesquisa podem aprimorar o tratamento artroscópico das lesões ligamentares do tornozelo.

Foto: Universidade de Medicina de Barcelona. 

Participação como Instrutor do Curso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé 

O Dr Gustavo Nunes, participou como Instrutor  do principal Curso do Brasil de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé. O curso aconteceu no IRCAD em Barretos-SP ( maior centro de treinamento em cadáver da América Latina). O objetivo deste curso foi difundir as técnicas minimamente invasivas do pé usadas para tratar joanete, deformidades dos dedos, calosidade do antepé entre outras. 

3.png

PREMIAÇÃO

Projeto de Pesquisa Premiado pelo Sociedade Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva

A Grecmip-Mifas é a Sociedade Mundial de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo e escolhe 1 projeto de pesquisa por ano 

( Grants) para apoiar! No ano de 2020 o projeto do Dr Gustavo Nunes conquistou este prêmio e será patrocinado por esta sociedade. Trata-se um projeto de pesquisa focado em uma técnica minimamente invasiva desenvolvida pelo Dr Gustavo para tratamento de artrose do Hálux. 
.

4.png

Aprovado no Programa de Doutorado da Universidade de Medicina de Barcelona 

Em  março de 2020 o Dr Gustavo Nunes iniciou o seu Doutorado na Universidade de Medicina de Barcelona.   A tese desta pós graduação é focada em estudos anatômicos sobre os ligamentos laterais do tornozelo. Dois trabalhos que são frutos desta pesquisa já foram publicados em revistas internacionais de grande expressão e um deles ganhou um prêmio no Congresso Brasileiro de Ortopedia de 2020.

whatsapp-logo-1_edited.png
5.png

Participação como Instrutor do Curso Internacional  Básico e Avançado  de Artroscopia do Tornozelo realizado em Barcelona- Espanha

 O Dr Gustavo Nunes, participou como ”Faculty / Instrutor ” do curso Internacional Básico e Avançado de Artroscopia do Pé e Tornozelo junto com colegas do mundo inteiro. Ele foi o primeiro ortopedista Brasileiro a participar como Instrutor neste curso internacional. O curso foi realizado em Barcelona – Espanha e com um foco  em técnicas artroscópicas minimamente invasivas usadas para tratar lesões esportivas do pé e tornozelo como as lesões ligamentares do tornozelo, as diversas tendinites do pé e tornozelo incluindo  do tendão Aquiles (esporão) , os  impactos ósseos entre outras.

WhatsApp Image 2021-03-22 at 16.52.46.jp

Foto: Instrutores Internacionais do Curso de Artroscopia em Barcelona/Espanha em Nov-2019

Palestra no Congresso Brasileiro de Ortopedia 2019 

O Dr. Gustavo foi convidado para palestrar no Congresso Brasileiro de Ortopedia 2019 realizado em Fortaleza. Ele apresentou uma aula sobre fratura por estresse do 5 metatarso e participou em uma mesa redonda sobre lesões ligamentares do tornozelo.

foto.png

Foto: Congresso Brasileiro de Ortopedia 2019 

Estágio Internacional em Artroscopia e Traumatologia Esportiva

do Pé e Tornozelo  em Bordeaux - França

Em setembro de 2019  o Dr Gustavo Nunes realizou um fellowship/ estágio em Artroscopia e Traumatologia Esportiva do Pé e Tornozelo na Clinique Du Sport Bordeuax- Merignac , França com o Dr Guillaume Cordier. O objetvo deste estágio foi aprofundar os conhecimentos sobre as lesões ligamentares do tornozelo e o seu tratamento realizado por Artroscopia. 

estagio .png
whatsapp-logo-1_edited.png

Foto: Dr Gustavo Nunes e Dr Guillaume Cordier

na Clinique Du Sport em Bordeaux- França

Participação no V Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Artroscópica do  Pé e Tornozelo  

em Marrakech - Marrocos

O  congresso da sociedade Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Artroscópica do Pé e Tornozelo é um dos principais eventos desta área e reúne especialistas de Pé e Tornozelo do mundo inteiro ( EUA, Europa, Ásia, América do Sul). Este congresso foi realizado em março de 2019 na cidade de Marrakesh e nesta ocasião  o Dr Gustavo Nunes apresentou dois trabalhos científicos sobre tratamento artroscópico das lesões ligamentares do tornozelo e um outro sobre o tratamento das lesões da cartilagem do tornozelo.

marruecos.png

Foto: Dr Gustavo Nunes apresentando o seu trabalho sobre lesões ligamentares do tornozelo no V Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Artroscópica do  Pé e Tornozelo  

Estágio Internacional em Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé em Barcelona  - Espanha

Em novembro de  2018 o Dr. Gustavo Nunes realizou um fellowship/ estágio em cirurgia minimamente invasiva do pé no Hospital Quirón em Barcelona - Espanha com o Dr. Eduard Rabat. O hospital é um centro de referência para tratamento de diversas deformidades do antepé (joanete, metatarsalgia, dedos em garra entre outros) 

Foto: Dr Gustavo Nunes e Dr Bruno Maciel no

Hospital Quiron Salud em Barcelona - Espanha

barcelona.png
Imagem1.png

Foto: Dr Eduard Rabat ( Espanha)  

    e Dr Gustavo Nunes( Brasil)

Curso Internacional de Artroscopia do Tornozelo  na Universidade de Medicina de Barcelona  - Espanha

Em novembro de 2018 o Dr Gustavo Nunes concluiu o curso básico e avançado em  Artroscopia do Tornozelo realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé ( Grecmip) na Universidade de Medicina de Barcelona - Espanha. O curso é coordenado pelo. Dr Jordi Vega (Espanha) e Dr Guillaume Cordier (França) e é focado no tratamento artroscópico das lesões esportivas do Pé e Tornozelo, entre estas as lesões ligamentares do tornozelo que ocorrem após uma entorse e as tendinopatias mais comuns nesta região.

artro.png

Foto: Dr Bruno Maciel, Dr Guillaume Cordier (França)

e Dr Gustavo Nunes 

artro 2.png

Foto: Dr Gustavo Nunes ,Dr Matteo Guelfi (Itália), Dr Bruno Maciel e Dr Jordi Vega  (Espanha)

Curso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé   na Universidade de San Pablo em Madrid - Espanha

Em julho de 2018 o Dr Gustavo Nunes concluiu o curso básico e avançado em  cirurgia minimamente invasiva do pé realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé ( Grecmip) na Universidade de San Pablo , Madrid - Espanha. O curso foi ministrado pelos fundadores desta técnica na Europa. O Dr Gustavo foi o precursor desta técnica em Minas Gerais e atualmente é um dos Ortopedistas do Brasil com mais artigos científicos publicados nesta área. 

sp.png

Foto: Dr Gustavo Nunes e Dr Joel Vernois (França)

Estágio Internacional em Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé em Lisboa - Portugal 

Em junho de 2018 o Dr Gustavo Nunes realizou um fellowship/ estágio em cirurgia minimamente invasiva do pé no Hospital da Ordem Terceira em Lisboa. O estágio envolveu atividades teóricas e práticas e  foi coordenado pelo Dr Paulo Carvalho que é uma referência desta técnica na Europa.

LISBOA.png

Foto: Dr Jose Cohen, Dr Paulo Carvalho

(Portugal) e Dr Gustavo Nunes

whatsapp-logo-1_edited.png