• Gustavo Nunes

Canelite: entenda o que é, quais as causas e como prevenir

Atualizado: Set 1


A síndrome do estresse medial da tíbia ou periostite tibial, popularmente conhecida como canelite, é uma inflamação que ocorre no interior do osso da tíbia. É comum em pessoas que praticam esportes de alto impacto, principalmente a corrida. Também pode acometer pessoas sedentárias que iniciaram a prática de atividade esportiva.

A Canelite é causada por uma sobrecarga na tíbia que ocorre durante a prática excessiva de atividade física que envolve movimentos repetitivos de corrida, salto, pulo. Essa sobrecarga ocorre devido a um despreparo ou desequilíbrio daquela musculatura que ainda não está preparada para absorver esse impacto. Outros fatores são o uso de calçados inadequados associado a alguns tipos de pisada.

Acomete dois perfis de pacientes:

1. Aqueles previamente sedentários que iniciam alguma atividade física com uma intensidade muito acima do que a sua musculatura está preparada;

2. Pacientes atletas, corredores amadores que aumentam o volume de treino subitamente. É muito comum na fase final de preparação para uma maratona. O principal sintoma é dor na canela (face interna da perna), com piora ao realizar atividade física. Outros sintomas são inchaço e aumento da sensibilidade na região. Existem maneiras de prevenir a Canelite:

- Realizar atividade física com orientação de um profissional;

- Manter a musculatura dos membros inferiores fortalecida e equilibrada.

Ao diagnosticar Canelite em um paciente, é necessário intervir nos desequilíbrios musculares e tratá-los com fisioterapia.O mais importante é uma avaliação ortopédica e fisioterápica individualizada! Outra opção que auxilia e acelera a cicatrização da lesão é a terapia por ondas de choque (ortotripsia).

É importante destacar que para um tratamento eficaz, é essencial ter paciência, interromper as atividades esportivas e esperar que a lesão cicatrize. O retorno às atividades deve ocorrer de maneira gradual e supervisionada.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1_edited.png