• Gustavo Nunes

Infiltração de ácido hialurônico: alternativa para patologias do pé e tornozelo


A infiltração de ácido hialurônico, também chamada de Viscossuplementação, pode ser utilizada para tratar algumas patologias do pé e tornozelo. As principais delas são as lesões degenerativas e a artrose do tornozelo.


O ácido hialurônico é o principal componente do líquido sinovial, substância presente dentro das articulações que possui um importante papel lubrificante, permitindo uma movimentação suave e indolor. Além disso, a substância contribui para nutrição das células da cartilagem, mantendo-as sempre saudáveis.

Pacientes com artrose do tornozelo e outros processos inflamatórios (sinovite, lesão da cartilagem do tornozelo) possuem uma menor concentração do composto, além de produzi-lo em uma qualidade abaixo do normal. Como o ácido tem relação direta com as propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, toda a articulação acaba comprometida.

A Viscossuplementação visa repor o ácido hialurônico e normalizar as propriedades da cartilagem do tornozelo aliviando a dor do local. Normalmente, o tratamento deve ser feito semanalmente, durante três a cinco semanas. Entretanto, esse tempo pode ser alterado de acordo com o problema apresentado.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1_edited.png