• Gustavo Nunes

Terapia por ondas de choque: conheça os benefícios

Atualizado: Set 1



A terapia por ondas de choque (TOC) vem sendo cada vez mais utilizada nas doenças do sistema músculo esquelético, principalmente nos casos de Fascite Plantar e Tendinite do Tendão de Aquiles. Trata-se de um tratamento seguro e minimamente invasivo, sendo uma ótima opção para quem deseja retornar a rotina habitual o mais rápido possível.

O tratamento por ondas de choque para Fascite Plantar e Tendinite do Aquiles estimula a regeneração tecidual dos ossos e dos tendões. Por provocar a liberação de radicais livres e óxido nítrico, ajuda a conter a inflamação. Além disso, a terapia aumenta a neovascularização e a angiogênese ajudando na recuperação dos tecidos que envolvem o osso. Embora o nome do procedimento assuste, o tratamento não envolve choques elétricos, e ajusta-se a intensidade do tratamento conforme a tolerância de cada paciente. Todo o procedimento dura cerca de 10 minutos e geralmente são aconselhadas entre 3 a 10 sessões para alívio completo da dor e reparo da lesão.

O tratamento por ondas de choque para Fascite Plantar e ou Tendinite do Aquiles é recomendado para pessoas que sofrem de dor crônica, geralmente com duração de mais de 3 meses. Sobretudo para pacientes que demonstraram resistência a outras modalidades mais conservadoras.

Outra patologia na qual esta terapia é muito eficaz e capaz de acelerar a cicatrização são nas fraturas por estresse da perna, pé e outros locais (periostite, canelite, edemas ósseos por sobrecarga, etc).

Como todo tratamento, ele deve ser individualizado e só será eficaz quando for bem indicado e utilizado de maneira correta, em conjunto com outras medidas de tratamento conservador, como por exemplo fisioterapia, adaptação física e de calçados, entre outros.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1_edited.png