• Gustavo Nunes

Você sabe o que é Neuroma de Morton?


O Neuroma de Morton é uma nodulação benigna do nervo interdigital localizada normalmente entre o 3º e o 4º dedos do pé. O nervo sofre uma inflamação crônica e uma fibrose, formando um nódulo que pode ir crescendo progressivamente provocando inchaço e dor embaixo do pé.


O neuroma é mais comum em mulheres. O uso de calçados de salto alto e bico fino são as principais causas desta doença. Atividades de impacto como saltar, pular e correr realizadas de maneira incorreta também podem contribuir para formação do neuroma.


Os pacientes geralmente queixam de dor embaixo do pé (às vezes parecendo que tem “uma bola”), sensação de formigamento ou adormecimento nos dedos, dificuldade para usar calçados. A dor geralmente melhora interrompendo a atividade, retirando o sapato e esfregando a sola do pé.


No exame do paciente, podemos notar dor à palpação do espaço intermetatarsal e à compressão láteo-lateral das cabeças metatarsais, podendo sentir um “estalo” (chamado sinal de Mulder). O exame físico, geralmente, já é suficiente para diagnosticar a presença do neuroma. Os exames de imagem podem complementara a avaliação para avaliar a presença de lesões associadas e para quantificar o neuroma.

O tratamento inicial é baseado no uso de medicações, calçados ortopédicos e reabilitação fisioterápica. Outra medida que pode auxiliar no controle da dor é a infiltração de medicação anti-inflamatória no local.

Na falha dessa abordagem inicial, o tratamento cirúrgico com a ressecção do neuroma é indicado. A cirurgia é realizada no hospital, a anestesia pode ser local ou raquianestesia.


O paciente não precisa ficar internado e recebe alta hospitalar em até 12 horas após a cirurgia.

No período pós-operatório o paciente pode pisar utilizando uma órtese (sandália ortopédica) por 3 semanas, quando os pontos são retirados. Após 3 semanas, o uso de calçados é liberado.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1_edited.png